Regras da Casa – Distribuição de Experiência e Pontos Heroicos

dmNesta novíssima série de posts, trarei para vocês algumas regrinhas que crio para a minha mesa de RPG em um formato mais rápido e curto, sem perder tempo descrevendo a folhagem da floresta!

Hoje, trago-lhes dois métodos de distribuição de experiência para os sistemas D20. Me inspirei para cria-los após uma discussão sobre o assunto na comunidade de D&D Next do Facebook.

Sem mais delongas, vamos as regras!

Distribuição de Experiência 1: a cada “arco” de história completado (cerca de 4 à 6 sessões), os personagens subirão de nível. A interpretação será recompensada com os Pontos Heroicos.

Lembre-se que um arco de história é a resolução de um conflito importante dentro de uma saga, não a campanha em si. As histórias em quadrinhos americanas dão uma boa ideia sobre isso, com um vilão ou problema surgindo e se resolvendo em cerca de 4 edições (um arco), mas gerando consequências que se estendem nas edições seguintes daquele título (a campanha).

Ou até decidirem dar um reboot. Malditos.

Distribuição de Experiência 2: a XP será distribuída em um sistema de evolução mais rápido, porém menos subjetivo que o primeiro, que dará pontos de XP com base em 4 fatores.

  • XP Base: compreende arcos de história como o primeiro método. É distribuído de 1 a 3 pontos de XP Base ao grupo (mesmo àqueles que faltaram) de acordo com quanto eles progrediram na aventura. Faça uma estimativa da porcentagem de quanto o grupo avançou nesta sessão para distribuir o XP Base.
  • Interpretação: distribua 1 ou 2 pontos de XP baseados na interpretação do personagem. Seja severo nesse quesito e leve em conta o quanto o personagem seguiu sua conduta pessoal, como ele reagiu a situações extremas, se ele interagiu muito com a religião e a cultura do cenário (considero isso o principal).
  • Conclusão de Arco: quando os personagens completam um arco de história, dê a eles de 2 a 4 pontos de XP. Lembre-se que um arco de história compreende um pequeno evento que geralmente dura de 3 a 5 sessões, cujas consequências são apresentadas imediatamente.
  • Feito Épico: distribua de 2 a 4 pontos de XP ao jogador, ou ao grupo, que tiver realizado uma grande ação inesperada ou improvável. Derrotar um dragão poderoso, fundar ou conquistar uma vila, cidade ou reino, quase sacrificar-se salvando o grupo dos seus perseguidores, todos esses feitos são épicos.

Progressão: para subir de nível, é preciso conquistar 5 pontos de XP + 1 ponto por nível. Por exemplo: um guerreiro de 6º nível precisa de 11 pontos de XP para alcançar o 7º nível (5 pontos fixos + 6 pontos decorrentes do nível atual). Esse sistema não diferencia as classes.

Tabela de EXP

Pontos Heroicos: quando um jogador interpretar bem seu personagem e ao subir de nível, ele ganhará um Ponto Heroico (PH) em ambos os métodos de distribuição de experiência. Esses pontos podem ser utilizados para rolar novamente um teste qualquer (que não seja um ataque) e modificar pequenos acontecimentos da história com o aval do mestre.

  • Testes: use um PH para rolar novamente um teste qualquer que não seja um ataque, Dado de Vida, um erro crítico ou um acerto crítico. Danos também podem ser rolados novamente. Você sempre ficará com o maior valor entre as rolagens.
  • Modificando a história: com um Ponto Heroico, você pode sutilmente mudar sua sorte. Sabe aquele ladrão que roubou suas coisas? Gaste um PH e diga que você conseguiu arrancar um pedaço da capa dele antes que fugisse, e agora você tem como rastreá-lo. Preso em uma caverna sem nenhuma fonte de fogo? Gaste outro PH e diga que você tem consigo uma caixa de palitos de fósforo. Um guarda chato não te deixa passar? Mais um ponto e ele poderá ser um conhecido que lhe deve um favor. Use sua imaginação!

Acompanhe o Carisma Zero através da página do facebook. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s